domingo, 29 de março de 2009

Brinquedos de sucata

Caixinha de blocos lógicos, usei uma caixa de sapatos encapada de TNT e EVA.




Blocos lógicos feito c/ papelão recortado e tinta guache


Esse eu achei na net, no Cantinho Alternativo
Esse eu que fiz, c/ uma caixa de papelão encapada c/ TNT


A Psicomotricidade na infância

O primeiro objeto percebido pela criança é o seu próprio corpo, através das sensações de satisfação e desprazeres, dor, mobilizações, sensações visuais, auditivas, entre outras. Assim, o corpo vai ser utilizado como meio de ação, de conhecimento e de relação com os outros.No período da primeira infância domina a exploração sensorio-motora como forma privilegiada para estimular o desenvolvimento da atividade perceptiva e da atividade simbólica e conceitual. Nesta etapa de desenvolvimento é muito importante a valorização das ações da criança e o incentivo à exploração de todas as formas possíveis de expressão, expressão motora, gráfica, verbal, sonora, plástica,...Na infância a Psicomotricidade vai potencializar o desenvolvimento da função simbólica; o desenvolvimento de habilidades corporais como o equilíbrio, coordenação, dissociação, orientação espacial e temporal - devendo-se, para tal, praticar uma ação pedagógica desinibidora, que proporcione situações receptivas, seguras e gratificantes; e a elaboração da noção corporal, uma vez que com um melhor entendimento sobre si mesma, a criança capacita-se para uma melhor compreensão em relação às outras pessoas e ao seu ambiente/envolvimento. Pode recorrer-se a jogos de exercício, funcionais ou motores, com função de harmonizar os gestos e aumentar a sua eficácia; jogos simbólicos ou de imaginação, que favorecem a passagem do nível sensório-motor ao nível da representação; jogos de construção, que têm a sua fonte nos jogos simbólicos e evoluem para uma adaptação mais precisa à realidade; jogos de regras caracterizados por determinadas obrigações comuns permitindo o desenvolvimento da cooperação. O objetivo da prática de Psicomotricidade centra-se na globalidade da criança, tendo em conta quer os aspectos funcionais quer os relacionais. Daí que a prática de uma educação Psicomotora desde cedo tenderá a aumentar o potencial físico, intelectual e afetivo das crianças.
Escalada – A atividade de subir e descer tem como objetivo tonificar a musculatura, o deslocamento contribui para o equilíbrio postural.Com a atividade, desenvolve-se também a noção visual e espacial, pois o bebê tem que observar para onde ele pode ir para poder deslocar-se.
A Bola de Bobath possibilita o fortalecimento da musculatura dorsal e abdominal. Quando o bebê está sobre a bola, busca estabilidade e precisa ajustar-se a cada instante. Estes “ajustamentos” possibilitam a busca pelo equilíbrio corporal.
Rolo – O rolo possibilita a tonificação da musculatura dos braços e da musculatura dorsal do bebê, a fim de prepará-lo para o sentar.
Túnel – O uso do túnel favorece o deslocamento engatinhando (4 apoios), o que possibilita tonificar a musculatura de braços, pernas e tronco. O aspecto visual e espacial também é trabalhado nesta atividade, pois os bebês podem encontrar saídas e possibilidades de ficarem em pé dentro do túnel.

Bebê Rolando – Rolar é a primeira forma de deslocamento global do bebê, movimento que requer a integração da musculatura dos dois lados do corpo.
Sugestões de exercícios psicomotores:
engatinhar, rolar, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados (passeios ao ar livre), etc...
ASPECTOS TRABALHADOS NA PSICOMOTRICIDADE
Qualidade física: força, flexibilidade, agilidade, velocidade, coordenação motora, equilíbrio, noções de espaço e tempo, lateralidade.
Aspecto afetivo e social: socialização e desenvolvimento de traços de personalidade como organização, disciplina, responsabilidade, coragem e solidariedade.
Características cognitivas: capacidade de análise e desenvolvimento de memória.
ESTRUTURAS PSICOMOTORAS DE BASE
Locomoção: quando nos deslocamos de um lugar ao outro. Exemplo de
atividade: macaquinho mandou.
Manipulação: habilidade de manuseio. Exemplo de atividade: cobra cega.
Tono corporal: ajustamento da postura. Exemplo de atividade: dançar com a
bola na testa.
Lateralidade: noção de direita e esquerda é importante para a orientação
espacial. Exemplo de atividade: brinquedo cantando rock pop.
Coordenação fina: quando se trabalha com as extremidades dos segmentos.
Exemplo de atividade: bola de gude, nariz de ferro.
Coordenação grossa: quando se trabalha com a totalidade das mãos ou do
corpo. Exemplo de atividade: queimado.
Coordenação da dinâmica geral: é a atuação conjunta do sistema nervoso
central e da musculatura esquelética, na execução do movimento. Temos a
coordenação motora ampla e seletiva. Exemplo de atividade: carniça.
Equilíbrio: é a capacidade de manter-se sobre uma base, pode ser estático
dinâmico. Exemplo de atividade: amarelinha.
Esquema corporal: é o conhecimento que temos do corpo em movimento ou
em posição estática, em relação aos objetos e o espaço que o cerca. É através
do desenvolvimento do esquema corporal que a criança toma consciência de
seu corpo e das possibilidades de expressar-se por meio desse corpo.
Exemplo de atividade: raposa que gostava de comer capim.
Fonte: http://blig.ig.com.br/maeducacao/files/2009/03/documento1.pdf
Fonte: http://www.megabebes.pt/4secdesen/4psicomotricidade.asp

domingo, 8 de março de 2009

Ensinando as cores

Abaixo, um resumo com o significado de algumas cores:

- Branco: Sugere pureza. Cria uma impressão de vazio e de infinito. Evoca frescor e limpeza, principalmente quando combinado com o azul. Ex: Ordem, simplicidade, luz, paz, higiene, casamento, hospital, neve, harmonia.
- Preto: Silêncio. Morte. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância. Cor preponderantemente masculina. Ex: Noite, nobreza, pessimismo, tristeza, dor.
- Cinza: É a expressão de um estado de alma duvidosa e neutra. Símbolo da indecisão e da ausência de energia. Quanto mais sombrio, mais conota desânimo, monotonia. Ex: Chuva, máquinas, seriedade, velhice, desânimo, sabedoria.
- Vermelho: Significa força, virilidade, masculinidade, dinamismo. É uma cor exaltante e até enervante. Impõe-se sem discrição. É uma cor essencialmente quente, transbordante de vida e de agitação. Ex: Cereja, morango, sangue, desejo, sexo, agressividade, fogo, fome, perigo, guerra, força, energia, fúria, dinamismo, paixão.
- Laranja: Transborda irradiação e expansão. É acolhedor, quente, íntimo. Ex: Outono, pôr-do-sol, festa, comida, movimento.
- Amarelo: É uma cor luminosa e muito forte para atrair a atenção, seja sozinho ou em conjunto com outras cores. É feliz, vibrante, vivo.Ex: Luz, angústia, esperança, atenção.
- Verde: Cor universal da natureza. Tem frescor, harmonia e equilíbrio. Cor calma, que não se dirige para nenhuma direção nem encerra algum elemento de alegria, tristeza ou paixão. O verde mais amarelado sugere uma força ativa, um aspecto ensolarado. O verde, seja em tons mais claros ou escuros, é sempre indiferente e calmo. Ex:Floresta, natureza, bem estar, tranqüilidade, juventude, umidade, saúde, tapete de jogos.
- Azul: Cor profunda, calma. Preferida por adultos, marca uma certa maturidade. Quando sombrio, o azul chama ao infinito. Mais claro, provoca uma sensação de frescura e higiene, principalmente quando na presença de branco. Ex: Frio, céu, mar, tranqüilidade, paz, infinito, meditação, credibilidade.
- Roxo: Equivale a um pensamento meditativo e místico, mistério. Assim como o preto, remete a nobreza e poder. Ex: Sonho, mistério, egoísmo, nobreza, fantasia, profundidade, doença.
- Marrom: Emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. Sugere segurança e solidez. Ex: Terra, outono, chocolate.
- Rosa: É de pouca vitalidade e sugere feminilidade e afeição. É uma cor íntima, de doçura melosa e romântica. Ex: Feminilidade, delicadeza.
fonte: http://www.tantas.com.br/blog/2009/02/cores-e-seus-significados-psicologicos.html

Turma: B-3
Faixa Etária: 3 anos
Duração: 5 dias

Objetivos:
· Identificar cores e formas;
· Nomear as cores;
· Relacionar as cores com os objetos;
· Desenvolver a coordenação visual.

Conteúdo:
· Cores e formas

Estratégias:
- Tapete pedagógico cores e formas
- Trabalhar c/ tampinhas de garrafas coloridas, sorteio eles pegam uma tampinha no balde e identificam a cor; as tampinhas são espalhadas no chão e seguindo o comando eles recolhem as tampinhas na cor pedida e depois depositam no balde.
- Caixa de cores seletiva e tampinhas de garrafa onde um por um separam as tampinhas e guarda no lugar da cor correspondente;
- Cantinho da leitura: sentar em mesas redondas onde cada um c/ seu livro observavam as figuras e me falam que cor eles encontram nas figuras.
- Passeio pela escola observando os objetos e identificando as cores.
- Dia de piscina: enquanto se refrescam na piscina de plástico, jogar bolinhas coloridas e seguindo o comando pegam a bolinha na água na cor recomendada.
- Jogo da memória de cores: confeccionado em papelão
- Pinos coloridos: colocar pinos coloridos na frente deles e pedir pra cada um pegar a cor recomendada.








segunda-feira, 2 de março de 2009

Planos de aula - Tunel de caixas




Tunel de Caixas
Turma: B-3

Faixa Etária: 2 anos
Duração: Livre
Eixo: Movimento

Objetivos:
* Desenvolver a coordenação motora;
* Estimular a percepção espacial;
* Adquirir noção de direção e de localização
* Interagir enquanto brincam.

Estratégia:
* Construir um tunel c/ caixas de papelão vazias, retirando o fundo das caixas e unindo-as c/ fita adesiva. Formado o tunel as crianças poderão passar por dentro e explorar o novo caminho.

Recursos didáticos:
* caixas de papelão;
* Fita adesiva

Avaliação:
Será avaliado o interesse, participação e desenvoltura da criança.